Notícia_PRPI_PITT

PITT - plataforma para gestão da propriedade intelectual

Saiba mais!

Plataforma PITT possui capacidade para registrar 100 mil produtos ou processos criados na Universidade

Texto: Versanna Carvalho

Uma plataforma de gestão das etapas do processo de solicitação e registro da propriedade intelectual (PI) até a transferência de tecnologia foi desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). A novidade, denominada Plataforma de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PITT), foi apresentada à comunidade acadêmica em 30/06/2021.

A plataforma PITT possui múltiplas finalidades. Uma delas é a de apoiar a gestão do processo de proteção da propriedade intelectual, informatizando e agilizando a interação com os inventores e as instituições participantes. A ferramenta também permite o acompanhamento do processo de registro nos órgãos competentes em todas as suas etapas, do depósito até o final da vigência do prazo de proteção previsto em lei.

Uma importante novidade da plataforma PITT é que ela possibilita a emissão sem custos de certificados de registro de autoria de obras intelectuais para os autores vinculados à Universidade, que pode servir como prova de anterioridade para fins de comprovação de direitos autorais. Além disso, a plataforma PITT possui um módulo voltado à formalização de instrumentos contratuais que visa estimular parcerias e licenciamentos de tecnologias e obras intelectuais de titularidade da UFG.

O coordenador de desenvolvimento da plataforma PITT é o professor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Marcel Ferrante Silva. Segundo ele, a plataforma PITT traz várias inovações no segmento de gestão de núcleos de inovação tecnológica (NITs), principalmente com a automação nos processos de proteção da propriedade intelectual, formalização de contratos de transferência de tecnologia.

"É um caminho mais rápido e sem custo para obtenção, por parte do autor, de uma prova de anterioridade da sua criação, estimulando a ampla divulgação da obra após o registro. Para a transferência de tecnologia, há um módulo para a elaboração on-line de instrumentos contratuais a partir de um banco de cláusulas e modelos", destaca Marcel que afirma que a ferramenta realiza também "a integração de várias ferramentas de gestão em uma única plataforma, sendo voltada não apenas para o uso interno, bem como por toda a sociedade".

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação (PRPI), Helena Carasek Cascudo, afirma que "a plataforma PITT é uma ferramenta de apoio à equipe da PRPI aplicada à gestão da política institucional de Pesquisa e Inovação da UFG". A ideia de criar a solução surgiu no final de 2018, primeiro ano da atual gestão da Universidade, a partir de um projeto de pesquisa do professor Marcel Ferrante Silva.

A partir de 2019, foi aprimorada e desenvolvida em conjunto com a equipe da PRPI da qual fazem parte: o pró-reitor da e Pesquisa e Inovação (PRPI), Jesiel Freitas Carvalho, o diretor tecnológico do Parque Tecnológico Samambaia e coordenador do Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (SPITT) da Agência UFG de Inovação, Luizmar Adriano Júnior, os técnicos-administrativos do SPITT, Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo e Lyzyê Inácio Almeida, e os servidores do Setor de Comunicação e Eventos da PRPI, Iuri Vaz Miranda e Márcia Regina Araújo.

Fonte: Secom UFG

Clique aqui e acesse a notícia completa!

Clique aqui e acesse o site da plataforma PITT!

Categorias: NOTÍCIAS CONV